Pergunte ao expert: Dra Luciana Cattini - Melasmas e ressecamento da pele

A Dra. Luciana Cattini é uma super querida e já esteve em duas oportunidades aqui no Formando (revejam clicando aqui e aqui!!!). Nestas duas participações, que aliás foram campeãs de acesso no blog, ela tirou dúvidas a respeito de pele, cabelos e unhas. Recebi muitos emails a respeito e hoje a Dra. Luciana está novamente no Formando, para falar um pouquinho a respeito de melasmas e de ressecamento da pele, dúvidas que foram levantadas por leitoras. Vamos lá?

FD: Qual é o melhor tratamento contra os melasmas? Como eles surgem? Há como evitar? Existe algum cosmético que ajude a evitar ou acabar com eles?

LC: Melasma é uma mancha acastanhada clara ou escura que pode aparecer na face, braços ou no colo (decote) de homens (10%) e mulheres (90%). Os fatores que podem desencadear o melasma são: predisposição genética, tipo de pele (peles morenas desenvolvem com mais facilidade), exposição solar prolongada e desprotegida, hormônio (anticoncepcional, gestação, reposição hormonal), alguns cosméticos e medicamentos como a hidantoína, por exemplo.
A mancha acastanhada pode ter um depósito de melanina mais superficial (melasma epidérmico) que são mais fáceis de tratar, ou um depósito mais profundo (melasma dérmico).
A melhor forma de evitar que ele apareça é utilizar protetor solar de amplo espectro diariamente e associar protetor solar via oral, o que vai ajudar a prevenir também o envelhecimento precoce da pele. A luz visível e luz fluorescente também podem escurecer o melasma.
O tratamento é realizado com ácidos e substâncias despigmentantes e para conseguir clarear o pigmento mais profundo devemos associar peeling e eventualmente laser de erbium fracionado.
Algumas novidades foram lançadas no último meeting da Academia Americana, mas ainda não estão disponíveis no Brasil para controle e tratamento do melasma. O fato é que não existe cura (poucos somem e não voltam mais) e sim um controle.

FD: Como fazer para evitar/minimizar o "escurecimento" dos cotovelos?
LC: Os cotovelos ficam ásperos e escuros pelo aumento da espessura da camada córnea (camada mais externa da pele) ou pelo excesso de descamação e trauma no local. Os cotovelos devem ser hidratados diariamente com cremes que diminuam a espessura da pele e ao mesmo tempo mantenham a área hidratada. Os componentes mais adequados para esta região são: uréia, ácido salicílico, ácido Kójico(clareador) e lactato de amônio. Para clareamento associamos os ácidos aos despigmentantes.

Meu muito obrigada à Dra. Luciana Cattini! A gente adora, não é, meninas?
Clique aqui para conhecer o site da clínica e obter maiores informações!

Fotos: Reprodução

3 comentários:

  1. Adoramos mesmo! Beleza de dicas!


    Camila Faria

    ResponderExcluir
  2. Adorei essas dicas, principalmente a dos cotovelos.
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

    ResponderExcluir
  3. Melasmas me perseguem, rsrsrsr. Vivo em tratamento, é uma pena que não tenha cura.Sol, no meu caso, somente das 07:00 às 10:00H, no máximo.

    Beijos, adorei a matéria.

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita!
Responderei aqui mesmo ou em seus respectivos blogs.
Caso queiram falar comigo por email, me escrevam em dani.freitas@formandodivas.com
Um beijo!

 

Formando Divas! © 2012 | Designed by Siméia Santos