Etiqueta à mesa, elaboração de ceia de natal e lista de presentes

A Poire Paradoxus, loja multimarcas do shopping Paseo Itaigara, trouxe para Salvador um workshop bem interessante com a personal organizer Cíntia Covre, sócia-proprietária da empresa Otimiza Design. O tema não poderia ser mais propício para esta época do ano: etiqueta à mesa, elaboração de ceia de natal e lista de presentes.

Cintia trouxe dicas bem interessantes de como organizar a mesa para um jantar para amigos, assim como dicas de como se comportar em jantares e encontros formais e informais. Ao mesmo tempo, trouxe situações engraçadas e interessantes que sempre passamos quando estamos à mesa. Quem nunca ficou constrangido ao derramar vinho na toalha branquinha ou na roupa de outro convidado? Além disso, quem nunca ficou em dúvida sobre onde colocar o guardanapo ou os talheres em um jantar?



A mesa colocada da forma correta de acordo com o que diz a etiqueta. Posição dos talheres, porcelanas e taças!

Vamos à algumas dicas?
  •  Faça uma lista de pessoas a serem presenteadas no Natal e mantenha a lista dentro da carteira. Quando sair de casa para qualquer lugar, a lista estará com você e, se surgir a oportunidade de comprar um presente ou lembrancinha, não há como esquecer de ninguém!
  • A prata voltou com tudo: decoração, talheres, enxoval...e com a prata, volta toda a cerimônia, que há algum tempo estava um pouco esquecida.
  • Em um restaurante: só nos sentamos quando o garçom encostar a cadeira em nossa perna. Nada de abaixar!
  • Ainda no restaurante: NUNCA deixar o celular ou a carteira em cima da mesa!
  • Guardanapo repousa no colo, dobrado ao meio. Quando não for mais utilizado, fica do lado esquerdo.
  • Vai tomar uma sopa que está muito quente? Espere esfriar!!! Não fique mexendo com a colher ou assoprando!
  • Facas sempre do lado direito e garfos do lado esquerdo.
  • Posição das taças na mesa: da maior para a menor, sendo a primeira para água, a segunda para vinho branco e a terceira para vinho tinto.
  • Sempre agradecer ao anfitrião no dia seguinte a uma festa ou jantar, nem que seja por email.
  • Gafe master: palito de dente!!!
  • Atraso é falta de educação. Se o jantar é as 19 horas, programe-se para chegar no horário.
 



O bate-papo foi divertido e esclarecedor. E eu fiquei bem interessada em aprender um pouco mais sobre etiqueta e organização. A Otimiza oferece vários serviços e eu fiquei com vontade de aderir à todos, pode ser? :)
Meus parabéns à Poire Paradoxus pelo evento (em especial à Kelly Pinheiro pela organização) e à querida Cíntia Covre. Foi um sucesso!

3 comentários:

  1. FIquei aqui só babando...

    tudo muito lindo!



    Beijos!
    www.qbaguncinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dani,
    Vovó ensinou toda etiqueta e eu NEM TENHO MESA! kkkk Sou uma negação nessas coisas, mas admiro quem consegue montar uma mesa assim.
    bjks
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Que mesa linda! E adorei as dicas, para guardar para sempre, né?


    Camila Faria

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita!
Responderei aqui mesmo ou em seus respectivos blogs.
Caso queiram falar comigo por email, me escrevam em dani.freitas@formandodivas.com
Um beijo!

 

Formando Divas! © 2012 | Designed by Siméia Santos