A máquina de costura - parte II - escolha do modelito

Minha máquina de costura chegou e tudo o que eu queria era estreá-la. Já pensando em costurar alguma coisa comprei um tecido bem baratinho em SP (paguei R$13,00 o metro!). É claro que quis comprar um tecido bem baratinho para não correr o risco de gastar dinheiro a toa (de forma pessimista imaginando que ia estragar tudo). Mas minha mãe estava lá para dar o coaching e não ia me deixar fazer besteira, né...


Bem, foi então que ela achou melhor que eu aprendesse usando a revista Manequim, que eu já assino há um bom tempo. Para vocês terem uma ideia, eu assino a revista mas nunca havia usado os moldes. Na verdade, sequer abria a página de moldes. Mesmo assim é uma revista que eu adoro porque fala sobre os diversos tipos de corpo, modelos que favorecem cada um dos tipos, enfim. Há modelos desde os mais simples até os mais sofisticados. Ainda não tenho esta noção de como saber se algo é simples ou mais complexo. Tento ter uma ideia baseada no modelo final. Os vestidinhos mais retos e sainhas com menos detalhes, são os mais fáceis.
Esta foi a revista escolhida!

Procurei por um modelito fácil que eu pudesse entender numa boa. Na verdade, quando olhei para o vestido não sabia se iria saber fazer. Segundo minha mãe não seria tão difícil (tsc tsc, para ela nada neste mundo da costura é difícil, e eu me sinto uma criança aprendendo as sílabas na primeira série) então escolhi o modelito da revista que mais tinha a ver comigo. Me imaginei fazendo vários vestidinhos destes, um de cada cor...


Primeiro passo: seguir as orientações do final da revista sobre como tirar as medidas, para então dar início aos moldes. Não é difícil. A revista é bem explicativa, e esta parte é bem light. E com a prática tudo tende a ficar cada vez mais fácil.

Segundo passo: descobrir, a partir de suas medidas, qual é o seu tamanho, ou o tamanho aproximado. Os moldes vêm em vários tamanhos, então temos que saber o que mais se encaixa a nosso corpo. A partir daí é só seguir as instruções para tirar o molde. "E com o molde em mãos fica fácil costurar!", foi o meu pensamento.

Ao abrir a folha de moldes, me deparei com tantas linhas e números que quase surtei. "Não vou conseguir nunca!" Mas minha mãe, no alto de sua experiência no assunto, apenas respondeu: "Isso é tão fácil, não sei pra quê tanto desespero". #kuen!
E então começou minha exploração ao mundo das linhas tracejadinhas e coloridas dos moldes. Agora, a pergunta que não quer calar: será que deu certo?
Em breve vocês vão saber!

Me contem se já tiveram alguma experiência do tipo, ou se gostariam de ter! Depois de me aventurar nisso encontrei várias pessoas que tinham a mesma vontade de aprender a costurar. Confesso que fiquei bem surpresa. Não pensei que a mulherada estava com tanta vontade de colocar a mão na massa e fazer suas próprias roupitchas!

19 comentários:

  1. Daniiiiii, lendo esse post me empolguei,rs!! Na verdade eu sei costurar, aprendi meio que sozinha só com uns toques de minha mãe, como por exemplo o caminho que a linha faria até ser colocada na agulha, essas coisas...só sei que fui aprendendo e me meti a costurar bolsas para vender!! Ano passado resolvi reproduzir uma blusa de renda que comprei na Zara e não tinha gostado da cor (tem até um post no blog), mas fiz sem molde, colocando a blusa por cima do tecido e copiando, meio louca!!rs!!O curioso é, nunca comprei uma revista dessa na vida, sabia que existiam mas nunca tinha a curiosidade e agora deu vontade,rs!! Só não sei se vou ter paciência pq esse negoço de costurar dá um TRABALHO que depois a gente acaba achando melhor comprar prontinho mesmo,rs!!!! Mas vou comprar uma manequim e fazer uns testes tb, depois te conto,rs!!Adorei o post, louca para ver o resultado!! Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe também me "humilha" assim, dizendo que é fácil. hehehehe

    Ai, adorei a dica da revista. Não sabia que ela tinha tanta coisa legal. Vou atrás!

    ResponderExcluir
  3. Daniiiii, eu sou doida pra aprender a costurar, mas morro de meeeedo!

    *o*

    beeeejo ;**

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Tem uma loja na av sete chamada chedar que tem varios tecidos de algodao bonitinhos por 7 reais o metro! bom pra comprar e treinar!!!

    ResponderExcluir
  5. Dani gostei muito da historia. Me vejo começando os meus trabalhos.
    Estamos querendo comprar uma máquina, pois a Claudia começara a costurar e eu quero fazer patchwork. Pode pegar umas dicas de máquina Singer com a sua mãe que trabalha com as duas coisas?
    Beijos e fique com deus

    ResponderExcluir
  6. Dani! Esse post é o meu sonho! Um dia tb vou me jogar! E olha que aqui em casa tb tem máquina de costura e tudo! Mas me falta tempo..
    Olhe, eu sei que aqui no Campo Grande tem uma escola chamada Kate White, que ensina a costurar desde o nível básico, e com o método verangular, que é super celebrado por ter caimento perfeito! Cheguei até a ir lá me informar, mas surgiram outras atividades na minha vida que me impediram de cursar!
    To curiosa pelas cenas do próximo capítulo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Dani,
    Tenho outro problema além da falta de coordenação motora, NOÇÃO de tamanho/ distância.
    Agora estou completamente dedicada à fotografia, mas um dia ainda aprendo a costurar.
    bjks
    Mel

    ResponderExcluir
  8. eu sou louca pra aprender a costurar! minha mãe me doou uma maquina que ela tinha mas tava meio quebrada, depois de uma luta pra concerta-la a pobre quebrou de novo sem eu nem ter feito a minnha primeira saia :~
    fiquei curiosa pra saber o teu resultado!
    adorei o blog!
    beeijos

    ResponderExcluir
  9. Danizita,
    Você é uma verdadeira inspiração!

    ResponderExcluir
  10. Eu também olho para essa folha de moldes e acho impossível! Rs... Já estou doida para ver o vestidinho, hein???

    Beijo,
    Camila F.

    ResponderExcluir
  11. Olá, blogueiro(a)!
    O Carnaval está chegando e com ele a curtição. Mas não podemos esquecer que a camisinha deve fazer parte dessa folia para evitar doenças, como a Aids e a hepatite.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para lembrar a galera sobre a importância desta proteção. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  12. Amei diva!! Sempre tive vontade de costurar mas nunca me aventurei...acho q vou tentar tb....depois te conto!

    Bjs

    Ah! Louca pra ver como vai ficar sua criação...rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Parabens !! isso mesmo, mão na massa que vc consegue. Eu tb comecei assim, vendo minha mãe costurar e me imaginando produzindo lindas peças...rs. Tudo bem que nem tudo é glamour, mas tem suas recompensas. Posso te dar uma sujestão?...antes de cortar no tecido, dá uma conferida no molde com as tuas medidas. É que as vezes vem molde trocado e vc acaba cortando uma peça menor do que seu tamanho. É avelha historia do confiar, desconfiando.
    Estou na maior torcida para seu vestido dar certo e seu armario multicolorido....rs
    bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  14. Hola Dani, yo tambien tengo muchas revistas manequim!!! sou fans, ja tentei façer algumas roupas, eu gosto muito de costurar mais nao sei façer patronagem, por isso acho muito legal e completa essa revista.

    O chato dela e que tem muita roupa talla 42 y eu sou uma 46 :(, pergunta pra sua mai, como façer para ampliar o patron? faz um post mostrando pra gente...porfavooooor!!!

    beijoTES de sua amiga venezolana

    http://blogdacucu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus... Curiosíssima... To doida pra aprender a costurar...

    Bjoks

    ResponderExcluir
  16. Dani tô fazendo aula de corte e costura e tô amando! Já fiz uma saia, um colete e um vestido!!! Agora tô querendo investir numa máquina, queria uma dica!!!

    Bjhoo
    http://adoroblush.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Não consigo tirar os moldes até hoje =/

    ResponderExcluir
  18. Menina,

    Muita nostalgia. Feliz de mim que, quando criança e inicio da adolescencia, tinha uma festa para ir à noite e minha mãe só sentava na máquina pela manhã. Em 8 horas de trabalho eu e minha irmã estávamos prontinhas para a festa, lindas e exclusivas rsrs
    Bons tempos.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia meninas, estou precisando de uma machina em casa, mais não sou uma esperta nem em maquinas de costura nem em costurar, tem uns 10 anos que fiz um curso e depois disso não vi mais uma maquina!..então para aqueles trabalhos de casa, oque vocês me conselhão?...eu encontrei alguns modelos bem em conta em um comparador de preços tipo a Singer Capri 8280 segue o link: http://www.shoppydoo.com.br/precos-ferros_de_passar_roupa_maquinas_de_costura-singer.html;
    nesta poderia fazer todos meus trabalhos de casa ou precisaria de algo melhor?
    Desde já agradeço..

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita!
Responderei aqui mesmo ou em seus respectivos blogs.
Caso queiram falar comigo por email, me escrevam em dani.freitas@formandodivas.com
Um beijo!

 

Formando Divas! © 2012 | Designed by Siméia Santos