Pergunte ao expert: Dra. Luciana Cattini - Parte 2

A Dra. Luciana Cattini já esteve aqui no Formando falando conosco a respeito de cravos e espinhas, área dos olhos e proteção solar (revejam clicando aqui). Hoje ela está de volta respondendo as dúvidas das leitoras com relação a cabelos, corpo, unhas e ginástica facial (sim, benhê, existe!). Como membro da sociedade brasileira de dermatologia e do corpo clinico do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, ninguém melhor do que ela para responder às nossas questões, certo? Portanto, espero que o post ajude vocês.

FD: Como evitar a queda de cabelos? Existe algum fitoterápico que ajuda a diminuir a queda e aquelas casquinhas que se formam no couro cabeludo?

LC: Para evitar a queda de cabelo devemos inicialmente identificar sua causa. É esperado perdermos de 100 a 150 fios cada vez que lavamos o cabelo, porém quando a perda é mais intensa o mais importante é o exame clínico do couro cabeludo e a pesquisa laboratorial de alterações hormonais, diminuição de ferro e vitaminas e a análise do tipo do fio que está caindo, ou seja, em qual fase do ciclo folicular estão os cabelos desprendidos.

Algumas dicas para cuidar bem dos cabelos e evitar a queda:

1- Lave-os com água de morna para fria.
2- Dilua o shampoo e o condicionador na água antes de aplicá-los diretamente nos cabelos.
3- Lave-os 1x /semana com shampoo anti resíduos.
4- Respeite o tipo do seu cabelo. Se tiver cabelos oleosos, lave-os diariamente, pois a dermatite seborréica e aumento de oleosidade também levam à queda.



FD: O que você poderia nos dizer a respeito dos benefícios do colágeno em cápsulas?

LC: O colágeno em cápsulas em geral não apresenta uma boa absorção gástrica na forma pura e, portanto não é possível afirmar o quanto ele influencia na prevenção do envelhecimento e na melhora da qualidade da pele. É importante a ingestão de substâncias antioxidantes como a vitamina C, licopeno e eventualmente o protetor solar via oral: Polypodium leucotomos.


FD: Drenagem linfática: quais são os benefícios e qual é a frequência necessária?

LC: Os movimentos da drenagem linfática devem ser suaves e servem para direcionar toxinas e líquidos retidos nas pernas, na face e abdome para os gânglios linfáticos que são responsáveis por eliminá-los na circulação. A drenagem possui benefícios preventivos, estéticos e terapêuticos, pois ativa o sistema imunológico e estimula a oxigenação tecidual. A frequência ideal seria de 2x /sem.


FD: Muitas pessoas dizem que não há solução para estrias. O que você poderia nos dizer a respeito?

LC: As estrias de fato são difíceis de tratamento e os resultados em geral nunca são 100%, ou seja, não existe resolução total no tratamento das estrias. Porém com o laser de CO2 fracionado os resultados são muito bons, pois o estímulo de colágeno é mais profundo e intenso do que nos outros tipos de tratamento.

FD: Posso passar esmalte na unha com micose ou isso pode piorar? Há alguma dica para prevenir e melhorar esta micose nas unhas?

LC: O esmalte na unha com micose deve ser evitado, pois dificulta o tratamento e o controle da progressão da infecção. A dica é estar sempre atento para qualquer modificação de cor e espessura das unhas e procure seu dermatologista o mais breve possível para iniciar o tratamento.




FD: Ginástica facial funciona? Qual é a frequência ideal e que movimentos são essenciais?

LC: Os músculos da face com o passar dos anos perdem seu tônus. Esta diminuição do tônus soma-se com a diminuição da atividade de outros músculos da mímica facial, predispondo à flacidez e à acentuação de alguns sulcos como o sulco nasogeniano e as rugas periorais. Os movimentos devem ser realizados diariamente por pelo menos 20 min. E isso ajuda a suavizar os sinais de expressão, previne o aparecimento de rugas e reduz a flacidez da pele.

- Para rugas ao redor dos olhos, por exemplo, podemos levantar as sobrancelhas, abrindo bem os olhos, permanecer por 5 segundos nesta posição e fazer 10 repetições.

- Para melhorar o sulco nasogeniano (marca entre o nariz e o canto dos lábios), feche os lábios e os projete para frente fazendo um biquinho. Em seguida desvie-os para a direita e para a esquerda. Fazer 5 repetições para cada lado.


Mais uma vez os meus agradecimentos à Dra. Luciana Cattini.
Clique aqui para conhecer seu site e para obter maiores informações!

Fotos: Reprodução

8 comentários:

  1. Muito esclarecedora a entrevista! Adorei as dicas da doutora!


    Camila Faria

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito úteis Dani,

    Muito bom o post!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Dani! Adorei o post de hoje. Adoro tirar dúvidas.

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Meu cabelo cai bastante, mas como ele é beeeem longo não sei avaliar.... não acho que seja anormal, pq o volume continua igual, mas é assutador! hehehe Outro dia sonhei que pegava o abelo e cai os bolos!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa iniciativa para tirar todas as nossas dúvidas!
    Bjs
    http://vlmoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas. amei

    parabéns pelo blog.

    beijinhos
    http://garotanaestica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicasssss

    ótimo post. beijoooo

    ResponderExcluir
  8. Dani estou passada! Pois nao sabia que tinha que diluir o shampoo e condicionador antes de usa-los, vc pode me dizer porque isto deve ser feito? bjo

    Ah quero fotinhas de seu visual hair!

    bjo

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita!
Responderei aqui mesmo ou em seus respectivos blogs.
Caso queiram falar comigo por email, me escrevam em dani.freitas@formandodivas.com
Um beijo!

 

Formando Divas! © 2012 | Designed by Siméia Santos