No último capítulo desta novela série, mostrei para vocês como escolhi o modelo de vestido que eu queria costurar, e minha ansiedade perante à folha de moldes cheia de risquinhos e números. Na verdade, a folha de moldes é realmente assustadora a princípio, mas depois que pegamos o jeitinho, acaba ficando bem simples. Até aí, segredo nenhum!!!
Vejam só como isso é feito!!!
O molde do vestido que eu escolhi era tamanho 42. Mas caso seja preciso aumentar, não é problema. Eu aprendi o macete depois (yeees!!!) e mostrarei pra vocês. Os números que devemos riscar na folha de moldes são os indicados nas instruções gerais de "corte". No caso, as peças para montar meu quebra-cabeças vestido eram as de números 25 a 30.
Agora, basta encontrar o número de cada peça e riscar o molde com um lápis. Segundo minha mãe é mais fácil riscar no próprio molde primeiro para quem não tem prática, por causa da quantidade de tracinhos para todos os lados.
Ótimo. Agora temos à nossa frente um belo quebra-cabeças. Como fazer para montar? Conto para vocês no próximo capítulo! Fiquem de olho!!!
hummm tô curiosa pra ver como vai ficar!!! Acho molde tão dificl!!!
ResponderExcluirEu sou loooouca p aprender a costurar e não acho nenhum curso aqui em Salvador...vc sabe de algum?
ResponderExcluirBeijo!
Um quebra-cabeça mesmo!!! Estou ansiosa pela IV parte dessa série. Quero vê-lo prontinho!
ResponderExcluirAi, meu Deeeeus, Dani!
ResponderExcluirFiquei tensa só de ver aqueles tracinhos, linhas, pontinhos e números todos.
Quero ver os próximos capítulos e o resultado final, tô ansiosa! *o*
;**
Tbém passei por isso!!!e dependendo o modelo ainda me confundo!!!rs........
ResponderExcluirAgora sou sua seguidora!!!!
meu blog é: http://munamo.blogspot.com/
Se gostar do meu blog me siga tbém!!!!
Sucesso!!!!
Bjim!!!!
Me bato total com molde. Minha mãe usa papel de embrulho, q é um pouco mais consistente e durinho, mas já vi molde sendo tirado até em jornal aqui em casa, então...
ResponderExcluirDoida pra ver o vestido pronto!
bjs
Dani,
ResponderExcluirtambém já tentei costurar, na máquina de costura da minha avó, e achei meio dificil. Não pelo corte, que como vc disse, o molde assusta de inicio, mas depois a gente pga o jeito. Mas deixar a costura certinha, em linha reta e sem folga foi bem complicado pra mim. Eu fiz um colete, saiu beeem mais menos. hehehe Um dia desses te mostro. Mas foi com um restinho de tecido que tinha lá, algo bem improvisado mesmo.
Beijos e boa sorte aí!
Que bacana! Estou curiosa para conferir o resultado!
ResponderExcluirBeijos e bom fim de semana
Que legal!!! Quero ver quando ficar pronto :D
ResponderExcluirAprender a costurar também é um projeto que pretendo colocar em prática em breve. Essa série de posts me motivaram ainda mais.
ResponderExcluirGostei muuuito do modelo de vestido que escolheu. Se for possível, diga-me o mês, ano e nº da edição em que ele foi publicado para que, dessa forma, eu consiga comprar a revista. Desde já, obrigada.
Flávia
Um grande quebra-cabeça mais quando fica pronto é uma delicia né .... Adoro costurar.
ResponderExcluirAdorei o post e a ideia.... Bjs
http://vintagefashionbrecho.blogspot.com/
Ai, ai...parece difícil! hehe
ResponderExcluirBjs, Tati
http://loveshoesblog.wordpress.com
@loveshoesblog
até uma certa idade eu era louca pra aprender a costurar ter a minha máquina e tals, tudo por influêsncia da minha mãe que costura, mas depois eu perdi um pouco do interesse, mas uma coisa que eu nunca consegui fazer foi tirar molde k,prefiro ser manaquin da mamis kkk
ResponderExcluiressa parte pra mim é a mais dificil! tentei fazer uma saia lapis (molde mais simples do mundo) e não consegui
ResponderExcluirFlávia querida!
ResponderExcluirA revista onde peguei o modelito é a Manequim edição 617 com a Fernanda Souza na capa. Se não me engano é a edição de novembro do ano passado...
Qualquer coisa me escreva, tá bom?
dani.freitas@formandodivas.com
Beijoca!
Quebra-cabeça pra vc. Dor-de-cabeça pra mim. hahahahaha
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber como aumentar/diminuir o tamanho de um molde da revista Manequim.
ResponderExcluirObrigada,
Angélica
Oi, Angélica! Na verdade, minha mãe me ajudou e fizemos o aumento no olhômetro, desenhando uma linha a mais como contorno em volta do molde, entende? Ou seja, o mesmo molde só que com o tamanho maior. É claro que como isso é feito no olhômetro, quando vamos experimentar, a roupa fica bem maior. É aí que temos que ir ajustando até ficar certinha no corpo. Será que consegui me expressar direito? Qualquer coisa me escreva, viu? Beijo!
ResponderExcluirOi, Dani,
ResponderExcluirObrigada por me responder sobre o "macete"...
Vai me ajudar bastante!
Até mais,
Angélica
tbm tenho tido um pouco de dificuldade nisso
ResponderExcluirOI, AMEI SEU BLOG E JÁ SOU SUA SEGUIDORA, NÃO SOU COSTUREIRA MAS ESTOU FAZENDO MEU PRIMEIRO VESTIDO, DEPOIS DE MUITO ABORRECIMENTO COM MINHA COSTUREIRA RESOLVIR FAZER MEUS PRÓPRIOS VESTIDOS RSRS.
ResponderExcluirSERÁ QUE PODERIA ME AJUDAR, ME ENSINANDO COMO FAÇO PARA AUMENTAR O TAMNHO DOS MOLDES DA REVISTA?? OBRIGADA!!
Oi, Rosemary!!! Obrigada por me escrever!!! Fiquei feliz com seu recadinho!!!
ResponderExcluirEntão, na verdade o que fiz no caso deste vestido, para aumentar o molde, foi simplesmente aumentá-lo manualmente colocando uns centímetros em cada lado. Ele acabou ficando grande quando passei para o tecido, mas então eu apertei depois (achei mais fácil desta forma...)
Será que consegui te ajudar?
Qualquer coisa me envie um email! dani.freitas@formandodivas.com
Beijo!!!