A Dra. Luciana Cattini é membro da sociedade brasileira de dermatologia e do corpo clinico do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Eu a conheci através do programa de Claudia Tenório, e hoje tenho o prazer de trazê-la ao Formando para tirar algumas de nossas dúvidas referentes a pele e cabelos.
Sempre recebo emails com perguntas a respeito, e ninguém melhor do que uma expert no assunto para nos ajudar com estas questões, certo?
Nesta primeira parte, a Dra. responde à nossas questões a respeito de cravos e espinhas, limpeza da pele, cuidados com a área dos olhos e proteção solar!
FD: Qual é o efeito a longo prazo de tanto creme hidratante, protetor e maquiagem que a gente passa todos os dias na pele? Se for negativo, como minimizar isso?
LC: No nosso dia a dia a pele sofre ação de inúmeros fatores externos (sol, poluição, tipo de alimentação e uso de cosméticos) que geram um ‘’stress oxidativo’’ resultando no envelhecimento precoce da pele. Por isso é necessário uma higienização e hidratação adequada da pele com cremes emolientes e produtos com ativos antioxidantes, além do protetor solar diário. As três etapas dos cuidados: higienização, hidratação e proteção devem ser conduzidas com produtos indicados para cada tipo de pele.
LC: Muito cuidado com os produtos caseiros, pois assim como qualquer outro medicamento podem causar reações alérgicas e até sensibilização da pele como ocorre com os ácidos de frutas cítricos.
Em casa lave bem o rosto com água fria e se possível procure seu dermatologista para avaliar seu tipo de pele e os produtos mais adequados para serem utilizados.
LC: Sim. As cicatrizes de acne causam um grande desconforto estético para os pacientes que tiveram acne severa. Em geral a mesma pessoa pode apresentar cicatrizes de diversos formatos como pontos e furos profundos, áreas mais deprimidas, cicatrizes atróficas, manchas escuras resultantes das espinhas e até mesmo poros bem dilatados. O tratamento inicia-se com uso de ácidos nos cremes aplicados antes de dormir. Os procedimentos para redução das marcas variam desde peelings mais superficiais até laser de CO2 fracionado que é o que temos de mais promissor. Claro que cada paciente tem uma indicação e o tratamento deve ser de acordo com o tipo de pele, característica da cicatriz e hábitos de vida de cada pessoa.
FD: Existe alguma forma de eliminar de vez os odiados cravinhos pretos do nariz?

FD: Como prevenir as primeiras ruguinhas na área dos olhos? Você poderia indicar algum anti-rugas para a área dos olhos?
LC: A melhor forma de prevenir ruguinhas na área dos olhos é a aplicação de protetor solar específico para esta região desde a adolescência, uso de óculos escuros com proteção UV e utilizar demaquilantes para retirar toda a maquiagem antes de dormir. Os cremes para os olhos devem conter vitamina C que age como antioxidante e tem efeito clareador, ácido hialurônico, retinol e ativos hidratantes para a região. Temos muitas opções excelentes e o creme ideal vai depender da idade da pessoa, intensidade das rugas e sensibilidade aos agentes clareadores como o retinol. A toxina botulínica ao redor dos olhos é uma opção estética eficaz para quem já tem as rugas marcadas e quer reduzi-las e prevenir o aparecimento de novas.
FD: Como fazer para melhorar o aspecto de poros abertos na pele sem ter que usar maquiagem para disfarçar? Existe algo mais definitivo?
LC: Algo mais definitivo para tratamento dos poros dilatados seria ou laser CO2 fracionado ou laser Erbium fracionado. Cada tipo de pele tem sua indicação, mas os resultados dos dois procedimentos em geral são muito satisfatórios.
FD: Há alguma solução para resolver o terrível problema das olheiras? A carboxiterapia funciona e é indicada neste caso? Qual cosmético poderia ser usado para minimizar as olheiras e inchaço na área dos olhos?

FD: Pálpebras caídas: o que pode ser feito para prevenir? Existe algum procedimento para quando as pálpebras já estão caidinhas?
LC: Para prevenir a flacidez da pele das pálpebras devemos proteger esta região dos efeitos nocivos do Sol com produtos específicos para esta área. Todas as noites devemos retirar por completo a maquiagem e antes de dormir aplicar um creme com ativos hidratantes e antioxidantes como retinol, vitamina C e ácido hialurônico. O laser CO2 fracionado reduz a flacidez e as rugas superficiais desta região e, portanto é um procedimento muito utilizado para rejuvenescimento palpebral.
FD: Ouvi de um dermatologista que não seria necessário usar protetor solar porque eu não me exponho ao sol. Achei estranho e fiquei desconfiada...Qual é sua opinião a respeito?

Meus agradecimentos à Dra. Luciana Cattini pela entrevista! Cliquem aqui e conheçam o site!
Aguardem a segunda parte deste "Pergunte ao Expert", onde a Dra. responderá dúvidas a respeito de cabelos, unhas, corpo e ginástica facial!
Fotos: reprodução
Adorei o poste..
ResponderExcluirbeijocas'
http://closetemfoco.blogspot.com/
seu blog é tudo de bom, sempre com dicas ótimas, amoo, estou te seguindo,
ResponderExcluirbjuus e ótima semana!
adorei .. amo dicas sobre pele por que a minha ja passa de sensivel a cheia de frescurite hauhahua
ResponderExcluirBeijos
=*
http://nahlaurentino.blogspot.com
Amiga,
ResponderExcluirAdorei a entrevista com dicas maravilhosas! Pede para ela falar sobre as manchas na pele, tipo melasma, principalmente para quem não toma sol como eu.
Bjs com carinho
Kelly Pinheiro