Pergunte ao expert: Dra. Luciana Cattini - Parte 1

A Dra. Luciana Cattini é membro da sociedade brasileira de dermatologia e do corpo clinico do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Eu a conheci através do programa de Claudia Tenório, e hoje tenho o prazer de trazê-la ao Formando para tirar algumas de nossas dúvidas referentes a pele e cabelos.
Sempre recebo emails com perguntas a respeito, e ninguém melhor do que uma expert no assunto para nos ajudar com estas questões, certo? 

Nesta primeira parte, a Dra. responde à nossas questões a respeito de cravos e espinhas, limpeza da pele, cuidados com a área dos olhos e proteção solar!

FD: Qual é o efeito a longo prazo de tanto creme hidratante, protetor e maquiagem que a gente passa todos os dias na pele? Se for negativo, como minimizar isso?
LC: No nosso dia a dia a pele sofre ação de inúmeros fatores externos (sol, poluição, tipo de alimentação e uso de cosméticos) que geram um ‘’stress oxidativo’’ resultando no envelhecimento precoce da pele. Por isso é necessário uma higienização e hidratação adequada da pele com cremes emolientes e produtos com ativos antioxidantes, além do protetor solar diário. As três etapas dos cuidados: higienização, hidratação e proteção devem ser conduzidas com produtos indicados para cada tipo de pele.

FD: Existe algum tratamento caseiro que podemos fazer para a pele? Qual?
LC: Muito cuidado com os produtos caseiros, pois assim como qualquer outro medicamento podem causar reações alérgicas e até sensibilização da pele como ocorre com os ácidos de frutas cítricos.
Em casa lave bem o rosto com água fria e se possível procure seu dermatologista para avaliar seu tipo de pele e os produtos mais adequados para serem utilizados.

FD: Existe algum tratamento para minimizar as marcas de quem já teve muitas espinhas e ficou com o rosto marcado? Qual? Procedimentos estéticos são confiáveis?
LC: Sim. As cicatrizes de acne causam um grande desconforto estético para os pacientes que tiveram acne severa. Em geral a mesma pessoa pode apresentar cicatrizes de diversos formatos como pontos e furos profundos, áreas mais deprimidas, cicatrizes atróficas, manchas escuras resultantes das espinhas e até mesmo poros bem dilatados. O tratamento inicia-se com uso de ácidos nos cremes aplicados antes de dormir. Os procedimentos para redução das marcas variam desde peelings mais superficiais até laser de CO2 fracionado que é o que temos de mais promissor. Claro que cada paciente tem uma indicação e o tratamento deve ser de acordo com o tipo de pele, característica da cicatriz e hábitos de vida de cada pessoa.

FD: Existe alguma forma de eliminar de vez os odiados cravinhos pretos do nariz?

LC: Conseguimos amenizar os cravos pretos do nariz com limpeza de pele associada ao uso de ácidos em casa. Porém é uma forma de tratamento que só vai funcionar se o paciente for bem regrado nos cuidados necessários com a pele. Uma opção mais eficaz seria o laser de CO2 fracionado que pela energia térmica transferida para a pele e pelo estímulo de colágeno gerado, acaba fechando quase todos os poros dilatados e diminuindo assim os cravos pretos no nariz.

FD: Como prevenir as primeiras ruguinhas na área dos olhos? Você poderia indicar algum anti-rugas para a área dos olhos?
LC: A melhor forma de prevenir ruguinhas na área dos olhos é a aplicação de protetor solar específico para esta região desde a adolescência, uso de óculos escuros com proteção UV e utilizar demaquilantes para retirar toda a maquiagem antes de dormir. Os cremes para os olhos devem conter vitamina C que age como antioxidante e tem efeito clareador, ácido hialurônico, retinol e ativos hidratantes para a região. Temos muitas opções excelentes e o creme ideal vai depender da idade da pessoa, intensidade das rugas e sensibilidade aos agentes clareadores como o retinol. A toxina botulínica ao redor dos olhos é uma opção estética eficaz para quem já tem as rugas marcadas e quer reduzi-las e prevenir o aparecimento de novas.

FD: Como fazer para melhorar o aspecto de poros abertos na pele sem ter que usar maquiagem para disfarçar? Existe algo mais definitivo?
LC: Algo mais definitivo para tratamento dos poros dilatados seria ou laser CO2 fracionado ou laser Erbium fracionado. Cada tipo de pele tem sua indicação, mas os resultados dos dois procedimentos em geral são muito satisfatórios.

FD: Há alguma solução para resolver o terrível problema das olheiras? A carboxiterapia funciona e é indicada neste caso? Qual cosmético poderia ser usado para minimizar as olheiras e inchaço na área dos olhos?
LC: Sim, uma solução bem interessante é o preenchimento desta região com ácido hialurônico. A olheira é composta por pigmentos de melanina, vasos sanguíneos (por isso o tom arroxeado) e uma leve depressão que chamamos de sulco lacrimal. Os cremes clareiam os pigmentos de melanina mais superficiais e alguns deles ajudam a melhorar a parte vascular além de prevenir o envelhecimento da região. Para amenizar a pigmentação pode-se realizar luz pulsada (com proteção ocular adequada) na pálpebra inferior e associar o preenchimento com ácido hialurônico no sulco lacrimal que apresenta resultados muito satisfatórios. O inchaço pode ser amenizado com compressas de água fria ou com uso dos gelinhos de skin cooler. A Carboxiterapia não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois esta técnica não apresenta trabalhos científicos embasados e, portanto até o momento, não é técnica reconhecida como eficaz. Os cosméticos mais indicados para a região são aqueles que contêm substâncias clareadoras como retinol, vitamina C, alfa-arbutim e a vitamina K.

FD: Pálpebras caídas: o que pode ser feito para prevenir? Existe algum procedimento para quando as pálpebras já estão caidinhas?
LC: Para prevenir a flacidez da pele das pálpebras devemos proteger esta região dos efeitos nocivos do Sol com produtos específicos para esta área. Todas as noites devemos retirar por completo a maquiagem e antes de dormir aplicar um creme com ativos hidratantes e antioxidantes como retinol, vitamina C e ácido hialurônico. O laser CO2 fracionado reduz a flacidez e as rugas superficiais desta região e, portanto é um procedimento muito utilizado para rejuvenescimento palpebral.

FD: Ouvi de um dermatologista que não seria necessário usar protetor solar porque eu não me exponho ao sol. Achei estranho e fiquei desconfiada...Qual é sua opinião a respeito?
LC: Durante nossas atividades diárias, sofremos exposição dos raios Ultravioletas dentro do carro (60% do UVA passa pelo vidro não filmado de pouca espessura), ao caminhar para o almoço, ao sentar-se próximo à janela e em muitas outras situações. Isso significa que todos os dias, gradativamente os raios solares podem danificar nossa pele e acelerar o envelhecimento. Por isso a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso do protetor solar diariamente no mínimo de 30 (FPS 30) e PPD de 10 (índice de proteção UVA) que são especificações obrigatórias nas embalagens dos produtos.



Meus agradecimentos à Dra. Luciana Cattini pela entrevista! Cliquem aqui e conheçam o site!
Aguardem a segunda parte deste "Pergunte ao Expert", onde a Dra. responderá dúvidas a respeito de cabelos, unhas, corpo e ginástica facial!

Fotos: reprodução

4 comentários:

  1. Adorei o poste..
    beijocas'
    http://closetemfoco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. seu blog é tudo de bom, sempre com dicas ótimas, amoo, estou te seguindo,
    bjuus e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. adorei .. amo dicas sobre pele por que a minha ja passa de sensivel a cheia de frescurite hauhahua
    Beijos
    =*
    http://nahlaurentino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga,

    Adorei a entrevista com dicas maravilhosas! Pede para ela falar sobre as manchas na pele, tipo melasma, principalmente para quem não toma sol como eu.

    Bjs com carinho
    Kelly Pinheiro

    ResponderExcluir

Que bom receber sua visita!
Responderei aqui mesmo ou em seus respectivos blogs.
Caso queiram falar comigo por email, me escrevam em dani.freitas@formandodivas.com
Um beijo!

 

Formando Divas! © 2012 | Designed by Siméia Santos